LAND PROJECT, Daniel Pinheiro e Lisa Parra

postTrabalho em curso em Residência Artística e Mostra – ‘LAND PROJECT’, de Daniel Pinheiro e Lisa Parra

Durante a Residência no CAAA (Guimarães, Portugal), ambos os artistas, Lisa e Daniel habitam a Blackbox – um espaço já conhecido como um espaço livre de indexação e para ambos um local invulgar, inquientante e desconhecido para ‘estar’ juntos. A luz do ecrã desaparece…
O que é este lugar estranho? De onde vimos e para onde vamos?
Estas questões existem desde o primeiro dia e ecoam durante todo o mês de Outubro, enquanto ambos decidem abandonar o contexto familiar da relação mediada e avançam no sentido de estarem presentes no mesmo espaço e tempo.
Uma semana antes da apresentação final do processo desenvolvido em Guimarães este é um espaço que existe entre intimidade e desapego. Apostando numa configuração “low-tech” a arquitectura do espaço digital é traduzida repetidamente em diferentes anagramas, objectos, formas e maneiras de trazer a prática de trabalho já definida entre ambos e intersectá-la com o espaço circundante.

O resultado da residência de LAND PROJECT será apresentado no Sábado, dia 31 de Outubro, na Black Box do Centro para os Estudos da Arte e da Arquitectura.

LAND PROJECT é uma colaboração em formato de pesquisa artística, através de diferentes formatos, de como se combinam o espaço físico e virtual e, consequentemente, como conceitos como tempo, espaço e presença são percepcionados através do espaço partilhado do ecrã e à distância numa relação comunicante entre ambos os artistas.
O projecto procura investigar as noções de tempo, espaço, e performatividade através do corpo no contexto das comunicações online.
Os artistas, Lisa Parra e Daniel Pinheiro, propõem a continuação do estudo das diferentes possibilidades digitais para estabelecer métodos de colaboração artística bem como, através do corpo em contacto à distância, a criação de um espaço híbrido que assenta na utilização de plataformas de comunicação online. Com este propósito e em residência, no mesmo espaço físico, procuram investigar a extensão imagética de um espaço, de uma arquitectura digital que eventualmente permitirá criar espaços contíguos de acção, ficcionada ou não, numa realidade que acontece à distância com a possibilidade de um universo sujeito às mudanças de percepção e acção através das diferentes opções de mediação que estão disponíveis.

BIOGRAFIAS:

Lisa Parra – Coreógrafa  e Intérprete. Sedeada em Nova Iorque, Lisa Parra, trabalha de forma independente e em trabalhos em colaboração. Licenciada em Dança/Terapia do Movimento na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA), possui também formação em Dança e Psicologia (UC Irvine), Especialista na Técnica de Laban (Institute of Movement Studies, Nova Iorque). Os seus trabalhos focam-se na percepção humana do ambiente imediato circundante. No seu trabalho é hábito uma exploração da luz, escultura e som combinando o movimento com material audio-visual, incluindo a utilização de tecnologia 3D.

Daniel Pinheiro – Natural da Venezuela, Daniel Pinheiro é licenciado em Teatro pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto, Portugal). Entre 2007 e 2013 participou em diversos programas onde desenvolveu as suas capacidades nos campos da Edição de vídeo, Media Art, Performance e Networked Performance. O seu trabalho procura essencialmente investigar as possibilidades da mediação do corpo através do vídeo e projectos que incluem tecnologias de telecomunicação, no sentido de realçar e estudar a tensão entre o humano e a máquina. Desenvolve o seu trabalho a nível nacional e internacional seja de forma independente enquanto videasta ou em projectos colaborativos.

Este programa de Residência Artística conta com o apoio:

logotipo DGA copy

Comments are closed.