“It was only a moment for you”, Candice Lin

postInauguração 24 Outubro 16h / Até 5 de Dezembro

A exposição individual “It was only a moment for you” da artista norte-americana Candice Lin é o elemento central do projecto curatorial apresentado no CAAA, de 24 de Outubro a 6 de Dezembro de 2015, por Valdívia Tolentino, Luís Pinto Nunes e Luís Albuquerque Pinho. Assumindo a exposição de Lin enquanto momento estrutural e transversal do projecto, o programa é composto por duas partes distintas, ainda que complementares.

De 24 de Outubro a 5 de Dezembro, o espectador é convidado a uma imersão no processo investigativo de Lin. A exposição “It was only a moment for you” é tida como uma complexa teia de referências que traçam a noção de verticalidade e de horizontalidade, a partir de fontes de pesquisa tão díspares quanto o filme Sans Soleil (1983) de Chris Marker, a Poética da Relação de Edouard Glissant, ou os livros Guerilla Metaphysics e Weird Realism do filósofo Graham Harman.

De 24 de Outubro a 14 de Novembro, Lin apresenta ainda Plants in Transition, projecto colaborativo desenvolvido em conjunto com Patrick Staff, em que os artistas desafiam o nosso entendimento do corpo, de géneros e da natureza.

Durante o segundo momento do projecto a inaugurar a 21 de Novembro com a exposição Louro e Bambú – segundo acto, figuração do exótico, os curadores Luís Albuquerque Pinho e Luís Pinto Nunes irão provocar questionamento e reflexão em torno da pesquisa de Candice Lin. Não se trata aqui de uma reinterpretação literal, nem de uma tentativa de contextualização da obra de Lin, constituindo sim, um espaço discursivo aberto à prática e investigação desenvolvida por outros autores. Assim, o segundo momento do projecto materializa-se num convite às intervenções dos artistas Catarina Miranda e Jonathan Uliel Saldanha, Dário Cannatà, Inês Castanheira, Isabel Carvalho, S V Ä R, e Candice Lin, no que será uma experiência trans-sensorial, que pretende subverter a ideia de exótico e do léxico subjectivo associado.

Como interlúdio entre os dois diferentes momentos do programa, no sábado 21 de Novembro serão projectados dois filmes complementares ao projecto, seleccionados pelos comissários, e será lançado um livro de artista dedicado à pesquisa de Candice Lin para a exposição “It was only a moment for you” desenvolvido em colaboração com Márcia Novais.

Programa Completo

24.10–06.12.2015

Primeira Parte

24.10–05.12

“It was only a moment for you”

Candice Lin

24.10–14.11

Plants in Transition

Candice Lin e Patrick Staff

Intervalo

21.11.2015

Interlúdio

Lançamento de Publicação

Sessão de Filmes

Segunda Parte

21.11–05.12

Louro e Bambú

– segundo acto, figuração do exótico

Catarina Miranda e Jonathan Uliel Saldanha, Dário Cannatà, Inês Castanheira, Isabel Carvalho, S V Ä R, e Candice Lin

Biografias

CANDICE LIN

Candice Lin concluiu o Mestrado em New Genres no San Francisco Art Institute, após ter obtido o seu duplo BA em Artes Visuais, e em Semiótica da Arte, na Brown University. O seu trabalho foi exposto recentemente em: Kadist Art Foundation (Paris), Delfina Foundation (Londres), La Maison Populaire (Paris) e Alhondiga (Bilbao). Recebeu vários prémios e bolsas para realização de residências artísticas, incluindo: Artist Lab Residency -18th Street Arts Center (2015), Fine Arts Work Center Residency (2012), Frankfurter Kunstverein Deutsche Borse Residency (2011), e Smithsonian Artist Research Fellowship (2009). Lin é representada pela Galeria Quadrado Azul (Porto e Lisboa) e pela François Ghebaly Gallery (Los Angeles).

LUÍS ALBUQUERQUE PINHO

Luís Albuquerque Pinho nasceu em 1978 no Porto. Licenciou-se em Arquitectura na Universidade Lusíada do Porto, em 2001. Colaborou com Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, na Serôdio Furtado & Associados, Arquitectos, de 2000 a 2011. Tem atelier próprio –Garcia & Albuquerque, Arquitectos desde 2001 com Jorge Garcia Pereira.

Desde 2010 frequenta o Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2011 foi curador residente no programa de Residência de curadoria no Node Center Berlin, onde explorou a temática da prática transversal na actividade do curador. Participou também no programa Independent Study Program da MauMaus, integrado no MOMENT #3: NOMADISM AND DISSEMINATION para o Curators’ Lab na Fábrica ASA em Guimarães. Em 2014 participou no seminário L’EMOCIÓ NO DIU “JO” de Georges Didi-Huberman, coordenado por Beatriz [Paul] Preciado no MACBA em Barcelona.

Actualmente reside e trabalha no Porto.

LUÍS PINTO NUNES

Nasceu em 1988 no Porto. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2010, ano em que inicia o Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curadoriais. Em 2012 frequenta o programa Independent Study Program da Escola Maumaus de Jürgen Bock, integrado no Curators’ Lab em Guimarães.

Em 2009 foi co-fundador da Heart of Glass – Associação Cultural, e em 2010, foi responsável pela gestão e planeamento curatorial do projecto We Are Ready For Our [Close-Up]. A partir de 2011 colabora com a Colecção/Museu da FBAUP, na documentação e conservação da colecção e no planeamento e produção de exposições promovidas pelo Museu, como por exemplo, Cinco Séculos do Desenho na Colecção da FBAUP [2012]. Em 2012 colabora no projecto ATLAS – Gabinete de Desenho e Gravura, como conservador, responsável pela conservação e gestão de colecção – projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Membro do colectivo geada. Em 2012 é co-comissário do projecto HóSPEDE – Ensaio Curatorial, e em 2014 colabora com o colectivo Sismógrafo no projecto expositivo Sem Quartel / Without Mercy.

Actualmente coordena o Museu e Colecção da FBAUP, desenvolvendo diferentes projectos expositivos e curatoriais, como por exemplo, Pure Print – Classical Printmaking in Contemporary Art [2013], xCoAx – Computation Communication Aesthetics and X [2014 e 2015], e ainda 520 horas – obras do acervo do Museu [2015].

VALDÍVIA TOLENTINO

Nasceu em 1984 na República de Cabo Verde e em 2002 recebeu a bolsa de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian para realizar os estudos superiores na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Entre 2007 e 2010 trabalhou entre Lisboa e Paris, primeiro sob a direcção artística de Ana Salazar e mais tarde na equipa de Martine Leherpeur Conseil.

Iniciou em 2010 o Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curadoriais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2012 foi co-comissária do projecto HóSPEDE – Ensaio Curatorial, no Porto e frequentou o programa Independent Study Program da Maumaus, coordenado por Jürgen Bock e integrado no Curators’ Lab em Guimarães Capital Europeia da Cultura. Em 2013 defendeu a tese de Mestrado intitulada Criar no Deserto das Ilhas – A Crioulidade Cabo-Verdiana em Crioulização. Entre 2012 e 2014 colaborou com a Galeria Quadrado Azul, no Porto.

Paralelamente à exposição apresentada no CAAA, tem estado a desenvolver com a artista Candice Lin o projecto expositivo “You are nothing or everything to her”, para a plataforma ArtAfrica.info, site associado ao projecto de investigação Dislocating Europe, com sede no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Actualmente vive em Paris, trabalhando para a Fondation Louis Vuitton desde 2014.

Esta exposição tem o apoio:

logotipo DGA copy

Comments are closed.