TERCEIRA VIA™/KOLMAS TIE™

post

Sábado dia 9 de maio, 19h30

TERCEIRA VIA™/KOLMAS TIE™

Uma conferência de imprensa de Riku Nuutti Koistinen [aka Rogério Nuno Costa]

TERCEIRA VIA™ inicia o Ano Um (biénio 2014/15) do projecto Universidade/Yliopisto, uma plataforma meta-educacional que acontece entre dois extremos da €uropa: Portugal e Finlândia. A performance constrói-se a partir de uma síntese textual, em jeito de programa de acção partidária, que aglomera todos os empreendimentos performativos que Rogério Nuno Costa tem vindo a escrever e a apresentar desde 2008, projectos onde a investigação meta-teatral, a contaminação por discursos oriundos da Ciência, da Tecnologia, da Cultura Pop, da Filosofia, e a autonomização/emancipação da dramaturgia em detrimento do objecto-espectáculo se verificam cada vez mais. Para tal, ficcionaliza-se um partido político, um guru espiritual e uma ideia mais ou menos espectacular de comício, para se falar de uma terra prometida, onde o Fim ascende à categoria de Nação: Fim-Lândia. Ao mesmo tempo, ensaiam-se teorizações metafísicas disruptivas sobre o devir do Humano, numa atitude demissionária e distópica em relação à Europa em que vivemos, a partir de uma alegoria pós-apocalíptica sobre a Neutralidade enquanto conceito operativo ao mesmo tempo ético e estético. Numa perspectiva mais lírica, TERCEIRA VIA™ corresponde à tentativa de transformar o fascínio por um País num programa filosófico e espiritual, suprimindo o Real histórico em favor de uma elasticidade espácio-temporal que derruba todas as duplicidades: nem mais, nem menos, nem mais ou menos. Igual.

Concepção, Texto, Interpretação: Rogério Nuno Costa | Colaboração: Cátia Pinheiro | Webstreaming: Daniel Pinheiro | Artwork: António MV | Participação Especial: Kirsi Poutanen | Tradução: Mika Christian Tissari | Apresentadora de Continuidade: Ágata Pinho | Fotografia Promocional: Daniela Silva | Apoio a residências: Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto), HIAP (Helsínquia), EIRA (Lisboa) | Co-produção: Circular Associação Cultural, Curtas Metragens CRL, Solar Galeria de Arte Cinemática, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian | Acolhimentos: Clube Ferroviário/SillySeason, Galeria ZDB/Rabbit Hole, Teatro Académico Gil Vicente/Colectivo 84 (Festival END), Mala Voadora, DNA Lisboa, GNRation, XL Art Space (Helsinki), Centro para os Estudos da Arte e Arquitectura, ZonaD dancelabs/Gabriela Tudor Foundation (Bucharest) | Agradecimentos:  Mickaël Oliveira, Teatro Praga, Joana Ribas, Mika Palo, Ana Fradique, Jaakko Kiljunen, Eva Malainho, Toni Ledentsa, Diana Bastos Niepce, Klaus Ittonen, Cristiana Rocha, Ulla Janatuinen, Paulo Vasques, Plano Geométrico, José Nunes, Paulo Mendes, Pedro Penim, José Capela, Rute Pimenta, Balleteatro, João Nemo, António Pita, Fátima São Simão.

Performance falada em Português, Inglês, Finlandês e Novilíngua.

Rogério Nuno Costa é artista, investigador, professor, curador e escritor em vários projectos coolturais e pós-artísticos, formalmente americanos, conceptualmente europeus, religiosamente Kopimistas, filosoficamente Piratas e literariamente re-re-realistas (ou realistas gagos). Com formação académica na área da Comunicação, considera-se um observador (participante) com uma curiosidade mórbida pela arte que se parece mesmo com Arte, só devolvendo o resultado das suas investigações porque é o que manda o Código Deontológico dos Jornalistas. Na persona do Chef Rø, tem elaborado inúmeros cruzamentos da Cozinha Conceptual™ com as artes performativas e os novos media, pretendendo com isso que a Arte se eleve à categoria de Gastronomia (o contrário já foi feito). Não é actor; considera que todos os trabalhos de teatro/performance que realizou em colaboração com diversos artistas e companhias foram trabalhos de consultoria. Prepara para 2015 a construção (from scratch) de uma “Universidade” e o lançamento (no espaço e no tempo) do musical techno “€TRASH”.

www.rogerionunocosta.wordpress.com

www.facebook.com/rogerionunocosta.art

www.facebook.com/cheff.roo

Comments are closed.