Amor Marginal

postInauguração 16 Maio, 16h / Até 14 Junho

Amor marginal trata-se de uma exposição que resulta da colaboração de alunos de Mestrado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.  É uma parceria entre os artistas do Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas e os alunos de Curadoria e Crítica de Arte do Mestrado em Estudos Artísticos.

 

 

AMOR MARGINAL
A margem é o local privilegiado que o centro não pode ocupar.

A distinção generalizada dos géneros feminino e masculino vai para além da natureza biológica, inclui comportamentos, formas de vestir e de estar, nível salarial, entre outros. Mas como é visto um ser humano que decide vestir-se e comportar-se de acordo com o que a sociedade definiu para o sexo oposto? Teremos forma de enquadrar e classificar este outlier? Deveremos considerar um ser híbrido ou alargar a lista de géneros? Será que a sociedade controla, estigmatiza, e dita essa divisão de géneros que abrange muitos outros aspectos para além do sexo de nascença?

Se viajarmos no tempo até ao ano de 1975, no primeiro filme realizado por Serge Gainsbourg, Je t´aime moi non plus, traduzido para português, Amor Marginal, este paradoxo era abordado através de um drama existencialista a propósito da impossibilidade de amar. Os trabalhos dos artistas Ana Santos e Paulo Aureliano da Mata encaixariam, assim, nesta marginalidade quer no que se refere à não submissão em relação à divisão rígida de géneros segundo critérios bem definidos e ditados pela sociedade, quer pela partilha de vivências e traumas amorosos longe das convenções moralmente aceites.

Curadoras: Ângela Susana e Ana D´Almeida

Biografias

ANA SANTOS (Lousado – Portugal, 1992)
Frequenta o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas Faculdade de Belas Artes do Porto. Licenciada  em Design e Comunicação Multimédia pela Escola Superior Artística do Porto.

ExposiçõeS Colectivas
.Multiplicidades V
Exposição dedicada à obra gráfica, apresenta uma selecção de trabalhos de estudantes do curso de sten- cil, linogravura, gravura, serigrafia, impressão digital e livros de artista.
Local: 1ºAvenida

.Individual – The Acceptance and Share
Conceção: Angelina Nogueira e Ana Santos
Local: Fundação Serralves (Serralves em Festa 2014)

.3ºSalão de Outono da América Latina
Local: Galeria Marta Traba São Paulo, Brasil

PAULO AURELIANO DA MATA (Inhumas – GO, Brasil. 1987) é historiador da arte de performance, membro fundador da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, organizador e diretor da Mostra Performatus, e performer. Atualmente, é mestrando em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Participou das coletivas nacionais e internacionais: XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: “Olhar o passado para construir o futuro” (Vila Nova de Cerveira, Portugal) ; Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira (Memorial da América da Latina, São Paulo, SP, Brasil, 2014); Orexia (Barracão Maravilha, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2014); Corpo (i)materializado (Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo, SP, Brasil, 2014); entre outras.

Comments are closed.