Adolf Loos: Nosso Contemporâneo /8 dez 2012 – 4 fev 2013

Adolf Loos: Nosso Contemporâneo celebra o centenário da Looshaus, em Viena e a publicação do texto teórico mais provocador de Adolf Loos: “Ornamento e Crime”. O objectivo principal da exposição é cartografar algumas das reacções mais significativas, tanto entre os seus contemporâneos, como entre admiradores mais distantes, da arquitectura ao cinema. Adolf Loos viveu e trabalhou na altura em que o cinema começava a ter impacto cultural. Loos escreveu várias críticas de cinema, sobre o design dos cenários.

Desde o momento em que surge, a crítica cultural de Loos nunca deixou de provocar controvérsia e indignação. Escrita na linguagem do seu tempo, lê-se como uma polémica de uma outra era, que permanece contudo actual. Um dos objectivos principais da exposição é captar o estranho sentido de contemporaneidade que Loos transmite, frequentemente da forma mais imperceptível.

A exposição segue para o MAK, Viena, em Março de 2013 e é apresentada mais tarde na Galeria da GSAPP da Universidade de Columbia, na cidade de Nova Iorque, em paralelo com um simpósio que decorrerá no MoMA.

Inauguração dia 8 de dezembro 18h

Mesa Redonda dia 8 de dezembro 19h30, moderada pelo arquitecto Joaquim Moreno com:
Yehuda E. Safran – comissário da exposição
Hermann Czech – arquitecto
Rainald Franz – comissário do MAK, Viena

Esta exposição faz parte da Programação da área de Cinema da CEC2012 e contou com o apoio da Embaixada da Áustria

Entrada Livre

Até 4 de fevereiro 2013

Comments are closed.