TREES OUTSIDE THE ACADEMY #5

Exposição Colectiva de Colectivos Artísticos

Inauguração dia 24 de Junho, 16h / até 5 de Agosto

Trees Outside the Academy é um evento que reúne coletivos ou práticas coletivas que enfatizam o contexto de festa e colaboração nas atividades artísticas do CAAA e de Guimarães, tendo sido convidados para esse efeito uma série de artistas.
Partindo de realidades paralelas, nestes colectivos são indissociáveis a música, fotografia, pintura, desenho, cinema, vídeo, performance, teatro, instalação, design e crítica que coabitam no mesmo espaço e numa prática comum.
Trees Outside the Academy referencia uma das estruturas históricas mais emblemáticas de práticas artísticas colectivas, criada na cidade de Nova Iorque, a Fluxhouse do Nº 80 Wooster Street. A Fluxhouse foi a primeira cooperativa de artistas fundada pelo artista Lituano George Maciunas, e que funcionava como um foco atractor da vanguarda artística dos anos 60, onde estava localizada a Cinemateca de Jonas Mekas, e um espaço que albergava happenings, film screenings, dança, teatro, performances, concertos e exposições. Centenas de artistas tais como Trisha Brown, Richard Foreman, Allen Ginsberg, Philip Glass, John Lennon, Hermann Nitsch, Yoko Ono, Nam June Paik, and Andy Warhol mostraram o seu trabalho dentro ou em torno do edifício. Em 1967 George Maciunas plantou ilegalmente à porta do edifício duas árvores (Ailanthus) que se mantiveram durante 46 anos até terem sido cortadas em 2013. Estas árvores acompanharam a evolução de certas práticas artísticas experimentais e a ascensão e queda de uma zona industrial degradada da cidade de Nova Iorque que nasce com os artistas e que depois os expulsa convenientemente.
O CAAA encontra-se neste momento no meio de uma zona industrial, outrora degradada e abandonada, mas que historicamente poderá tender para uma situação de gentrificação e posterior expulsão conveniente dos artistas e das respectivas práticas artísticas experimentais e em ascensão em Guimarães.
Este evento tem como mote a demonstração do efeito que estas práticas colectivas têm na cidade e como são essenciais para o ecossistema artístico da própria região e a sua relação com artistas externos. Trees Outside the Academy é um momento de partilha de ideias, de experimentação e de criação, que aproxima os artistas e lhes dá um sentido de comunidade em torno do espaço do CAAA.
De alguma maneira os artistas e colectivos convidados a participar gravitam ou gravitaram ao longo dos 11 anos de existência do CAAA e fazem parte da família alargada que é esse espaço de galerias, black box, residências artísticas, biblioteca de investigação, ateliers e cafetaria.

After party na blackbox do CAAA.

Participantes

CAAA_Maria Luís Neiva, Ricardo Areias, Igor Gonçalves, Rafael Oliveira, Soraia Oliveira, Helena Figueiredo, Manuel Fonseca, Tânia Dinis, Joana Gama, Raúl Macedo, Eduardo Brito, Joana BC, José Caldeira, André Marques, Ângela Abreu E Silva, Délia Carvalho, Carlos Lobo, Flávio Vidal, Pedro Bastos, André Pinto, Lecos. Bando à Parte_Rodrigo Areias, Susana Abreu, Jorge Quintela. Colectivo Madroa_Luís Canário Rocha, José Teibão, Igor Gonçalves. Útero_Miguel Moreira, Maria Fonseca. Cia Excessos_Tales Frey, Hilda de Paulo. Ó da Casa_Pedro Ferreira, Pepe Garcia. Daniel Moreira e Rita Castro Neves_Daniel Moreira, Rita Castro Neves. Lemos & Lehmann_Pat Lemos, Lukas Lehmann. Ondamarela_Ana Bragança, Ricardo Batista. Área 55_Pedro Cunha, David Lopes. Colectivo Palma_ Catarina Braga, Miguel Ângelo Marques.

Comments are closed.