KODAK MOON MAN, BASTTUZ

POST

Inauguração 2 de Fevereiro 21h30 / até 31 de Março
“Estas palavras pintadas com tinta a desbotar sobre uma chapa enferrujada, em nada remetem para o carácter espacial, tecnológico e futurista do Homem no  espaço. Mas a sua alusão de imediato nos faz imaginar  o primeiro homem na lua com uma câmara fotográfica na mão.”
Nesta nova exposição de BASTTUZ (Pedro Bastos, 1980), são apresentados os últimos trabalhos de pintura e vídeo produzidos nos últimos dois anos. Depois de ter estado presente na Bienal de Jovens Creadores Europeus 2015/2017, Basttuz(1996) continua a sua exploração plástica, influenciado pela literatura e pela ficção cientifica; ou ainda, pela pseudoKabbalah; pelas teorias da conspiração da internet; mitos urbanos, etc.
Basttuz recorre ao uso de uma linguagem que parece emular a eterna adolescência dos jogos arcada e dos grafites toscos por detrás do pavilhão do liceu; como se fosse uma vontade de perpetuar as inerentes certezas adolescentes de 1996, estudadas à margem da escola, através do rock e da insurreição contra toda e qualquer doutrina.

PEDRO BASTOS (BASTTUZ)

Nasceu em Guimarães em 1980. É artista plástico, cineasta, poeta e argumentista. Os seus filmes, “Ao Lobo da Madragoa” e “Cabeça D’Asno” têm sido apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, tais Tyger-Internacional Film Festival of Rotterdam; Mostra de São Paulo, Festival du Nouveau Cinéma Montreal, IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde, etc. Em 2015 fez parte da JCE- Bienal de Jovens Criadores Europeus 2015/17, resultando numa exposição colectiva presente vários países como França, Dinamarca, Letónia, Polóna, Itália, Espanha e Portugal. Trabalhou como argumentista em filmes dos realizadores Rodrigo Areias, Jorge Quintela, David Doutel & Vasco Sá.

Expõe regularmente desde 2012 em exposições individuais e colectivas. As suas obras fazem parte de coleções privadas nacionais e internacionais.

Web: http://www.curtas.pt/agencia/realizadores/839/

https://www.centroaaa.org/index.php/arquivo2013-janfevmar/ao-lobo-da-madragoa-de-pedro-bastos-16-fev-17-mar

Comments are closed.