Unidade e Divisão

POSTInauguração 15 Junho 21h30 / até 28 Julho

O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura e a Ci.CLO Plataforma de Fotografia têm a honra de convidar para a inauguração da exposição coletiva Unidade e Divisão, que integra os projetos desenvolvidos pelos 9 fotógrafos da 1ª edição do Laboratório de Criação 2016/17.

“É esta uma exposição de fotografias – de imagens materializadas, portanto – daqueles que durante um ano, juntos, percorreram caminhos. Quem está neste Ci.CLO – das coisas, da fotografia, do fazer – mostra aqui o que chamamos o culminar de um processo, que aparentemente individual, todavia se consolida a partir de um grupo. A Ci.CLO . Plataforma de Criação que reúne estes fotógrafos, foi o lugar onde se encontraram, para acompanhados desenvolverem projetos fotográficos a partir de uma abordagem exigentemente experimental e transversal. As dinâmicas do grupo e das imaginações individuais foram sendo despertadas e discutidas por convidados de áreas diferentes da fotografia bem como de outras áreas (geografia, psicologia, teatro…) numa perspetiva de enriquecimento cruzado e consolidação técnica, artística e de aprofundamento. Quando relemos Pierre Bourdieu no seu livro, Questões de Sociologia, 1992, dizer famosamente que se o o sociólogo tem um papel, este é mais dar armas do que dar lições, perguntamo-nos em consequência qual deverá ser então o papel do fotógrafo, e o do professor de fotografia. O Ci.CLO enquanto contexto de aprendizagem, para além de dar armas, adapta-se aos seus agentes, sendo flexível, reativo e inovador nos modelos e conteúdos. As propostas artísticas que resultam do processo espelham o amadurecimento de cada um, numa concretização que se caracteriza pela desejada diversidade dos projetos, temas, metodologias e técnicas. Unidade e Divisão sim, porque é a partir do grupo que cada um (se) encontra (n)o seu lugar, e esse encontro consolida e alavanca novos encontros. Se esta exposição fecha um ciclo, é para que logo, já, outros se iniciem.”
Rita Castro Neves

Autores representados: Daniel Magalhães, Douglas Rogerson, Francisco Gomes, João Monteiro, Luís Preto,Maria Rodrigues, Marisa Bernardes,Mide Plácido,Telmo Sá

Para mais informações:
http://www.lac.org.pt/
www.ciclopf.com
lab@ciclopf.com

Comments are closed.