Uma Espécie de Silêncio, de André Cepeda

Traveling_01

Inauguração dia 18 Nov, 18h / até 27 Jan 2018

Comissariada por Rodrigo Areias

Esta exposição no CAAA de André Cepeda, reúne pela primeira vez som, filme e fotografia. É uma selecção de projectos entre inéditos e outros pouco conhecidos e mostrados. Em forma de instalação o espaço do CAAA, irá apresentar filmes em Super 8mm, 16mm e video.
André Cepeda filma em super 8 desde os 18 anos, podendo assim experimentar e continuar a desenvolver o seu olhar em paralelo com a fotografia. São imagens de viagem, de objectos, janelas, reflexos, corpos, comboios, pessoas, ruas, arquitectura, muitos deles em negativo, revelados pelo próprio, riscados e queimados…
Em 2010 decide experimentar o 16mm onde procura mais rigor e uma diferente construção, narrativa, mais qualidade, e essencialmente filmar coisas que sabe que em fotografia não resultam.
Existe ainda uma sala onde se confrontam 2 videos que se completam com um texto lido pelo próprio artista. Opõe-se o músico Gabriel Ferrandini ao Monumento ao Empresário de José Rodrigues.
Num outro espaço, ouve-se uma peça sonora a partir de material captado e apresentado na Bienal de São Paulo. Composta por uma improvisação misturando sons, voz e um projecto sonoro, “L’historie de la croquette” editado em LP em Bruxelas em 2012 em conjunto com o Eduardo Matos.
Esta exposição parte da premissa cinematográfica da sua fotografia, um convite de Rodrigo Areias a um artista conhecido mais pela sua faceta como fotógrafo, a partir do ponto de vista da conjugação da imagem em movimento e o som.

 

Com o apoio:

logo dgartes

Comments are closed.