Workshop_Stanislavski, Método de Análise Activa
O Método de Análise Activa é uma evolução do Método das Acções Físicas iniciado por Stanislavski.
A análise do texto e da cena são, progressivamente, construídas a partir de uma experimentação prática.
Estamos perante um dos métodos de referência na maior ia das escolas Ocidentais de Teatro.
Conteúdos
Introdução histórica ao Sistema de Stanislavski; Acção e suas características – Continuidade, Lógica intrínseca, Interior/exterior (psico-física); Intenção que a propulsiona (objectivo); Objectivos e Obstáculos – interrelação na criação do conflito; Definição de Acontecimento – sua relação com as Acções e Objectivos; Circunstâncias Sugeridas – definição e sua influência nas Acções e Objectivos; Círculos de Atenção – definição e aplicação prática; Monólogo interior.
*O Cerejal, de Anton Tchékhov, será o texto de base
Orientação
Nicolau Antunes
Trabalhou como actor e assistente de encenação com Luís Miguel Cintra e António Pires, entre outros, até 2002. Estudou encenação em Londres e Moscovo entre 2002/2005. Docente nas áreas de Acting, Improvisação e Projecto no Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora desde 2007. Actualmente com actividade suspensa para investigação no domínio dos processos psicofísicos do actor.
5 a 9 de maio – das 10h às 14h (total: 20 horas)
Local: Sala de ensaios e palco do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura CAAA – Guimarães
Participantes : 50 euros; Observadores : 25 euros
Inscrições limitadas. Enviar CV para teatro@ilch.uminho.pt
Organização: Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho em parceria com o CAAA