Cinema Japonês

Acompanhando as exposições de Hiroshi Ito, Chihiro Ito e Kaori Ito, o CAAA, em parceria com o Cineclube de Guimarães e com a Velha-a-Branca, de Braga, organiza um fim de semana dedicado ao Cinema Japonês, programado por Miguel Patrício. Conversas e filmes para ver no CAAA em Guimarães e na Velha em Braga com o seguinte programa:

CAAA – 26 de Outubro – 17h
O que aconteceu nos anos 60? Radicalismos e mudanças plásticas no cinema japonês – Conferência de Miguel Patrício (com projecção de excertos de filmes).
“Poder-se-ia perguntar, legitimamente, o que aconteceu ao cinema japonês dos anos 60? As mudanças eram claras: impregnar na realidade filmada, um cunho de irreal, um desejo enorme de superar esteticamente os desafios políticos, sociais e mentais japoneses. Assim, e ao contrário de outros movimentos contemporâneos ou anteriores a este, o mote é o de uma radicalidade formal e temática, e nunca um movimento (ou conjunto não alinhado) de cineastas foi tão surpreendente como este. Se o objectivo desta geração foi, acima de tudo, aprovar a estética na vida, talvez não seria de mais afirmar que o ponto de partida e de chegada foi o mesmo: uma incomensurável liberdade artística e uma soberania autoral inédita. Simultaneamente revolucionária, porque negadora do passado e com um respeito enorme pelas possibilidades plásticas e teoréticas do cinema, a geração de 60 japonesa certamente nos surpreende, como quem se lembra de uma idade do ouro perdida, jamais recuperada.” Miguel Patrício

CAAA – 27 de Outubro – 17h
Kwaidan, de Masaki Kobayashi
Um dos filmes mais emblemáticos do Cinema Japonês, Kwaidan, realizado por Masaki Kobayashi em 1964, apresenta quatro histórias de fantasmas num depuradíssimo exercício estético. Trailer e mais informações aqui.

(entrada gratuita na sessão para os sócios do Cineclube de Guimarães).

Velha-a-Branca – Transgressões radicais: o Cinema da Art Theatre Guild japonesa.
2 de Outubro, 21h30 – Morte por Enforcamento (1968) de Nagisa Oshima
9 de Outubro, 21h30 –  Parada Funeral das Rosas (1969) de Toshio Matsumoto
16 de Outubro, 21h30 – Esta Vida Transiente (1971) de Akio Jissoji
23 de Outubro, 21h30 – Golpe de Estado (1973) de Kiju Yoshida
26 de Outubro, 21h30 – Pastoral – Morrer no Campo (1974) de Shuji Terayama (M/12)  + Conversa com Miguel Patrício.

Comments are closed.