A POSSIBILIDADE DE UMA FUGA /14 – 29 julho

Inauguração dia 14 de junho às 18h

O vídeo de João Paulo Serafim “A Possibilidade de uma Fuga” é apresentado na galeria do CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães, Capital Europeia da Cultura  2012.

Transpondo as fronteiras da fotografia e do plano bi-dimensional, o artista integra o espaço, a dança e a imagem em movimento para criar um diálogo entre campos artísticos e media diferentes. Através do registo vídeo, João Paulo Serafim cruza as artes plásticas, a criação teatral a dança e o cinema. Nesta versão do vídeo que já fora apresentado em 2011 no espectáculo « Fuga sem fim » o artista põe em causa a habitual narrativa ligada ao cinema e através de sucessão de planos, da dupla projecção e da repetição aliada a aleatoriedade, cria uma atmosfera performativa e infinita.

Um longo corredor, como se de um ponto de fuga se tratasse, é central nesta obra um arquivo com estantes repletas de caixas arquivadoras e livros de registo –aparentemente – marca o nosso campo de visão e a acção que nele se desenvolve.  A cenografia e a coreografia que aqui acontecem e interagem, propõem levar-nos a questionar, de uma forma poética e subtil, a nossa relação com a memória e o registo da memória colectiva, temáticas também centrais na obra do artista.

Entrada Livre

Galeria #3

Comissariada por: Projectomap

Comments are closed.