Eduardo Souto Moura “Concursos” /01 a 13 dezembro 2011


“Eduardo Souto de Moura – Concursos” expõe 50 trabalhos realizados para concursos lançados nos últimos 31 anos (entre 1979 e 2010).

O tema da exposição “Concursos” de Arquitectura, por vezes, suscita a ideia de valorização da imagem do produto final ou da prevalência do conceito, ainda que utópico ou irrealizável, sobre a possibilidade de obra. Em muitos concursos, as propostas arquitectónicas surgem como imateriais, por vezes, incapazes de fornecerem uma leitura global e detalhada do que efectivamente se projecta. Nesta exposição, será enriquecedor verificar como existe um método de trabalho no qual se apoia a construção da proposta (programa, materiais, lugar, história, referências, esquissos, maquetas, desenhos rigorosos, fotomontagens, fotografias, cliente). Trata-se fundamentalmente de uma arquitectura culta, produzida com rigor conceptual, empenho, compromisso, como um cientista que persegue uma solução e como um artista que sabe por onde não quer ir.
(Comissários)

Comissários /Francisco Barata e André Campos
Coordenação e Organização /Eduardo Souto de Moura, Francisco Barata, André Campos, Alberto Lage e Pedro Guedes de Oliveira
Design /R2
Projecto da Exposição /André Campos, Pedro Guedes de Oliveira

Comments are closed.