Laboratório de Pensamento Afrodiaspórico Mulheres do Atlântico: diálogos X entre Beatriz Nascimento e Djaimilia Pereira de Almeida

17.05 | 15h

O Mulheres do Atlântico, clube de leitura e debates voltado à literatura africana e afrodiaspórica produzida por mulheres, imagina um encontro entre duas escritoras negras diaspóricas: Beatriz Nascimento (Brasil) e Djaimilia Pereira de Almeida (Portugal). O espaço da conversa-ação será Ôrí, palavra yorubá para “cabeça” ou “consciência”, que, no espelho atlântico, torna-se “Consciência Negra”.

A proposta deste workshop transdisciplinar parte de textos de ambas as escritoras e de trechos do filme Ôrí, dirigido por Raquel Gerber e concebido com base nos escritos da historiadora Beatriz Nascimento, que também atua como narradora do filme. A intenção é articular a produção teórica e artística dessas autoras com a reflexão sobre a construção da consciência afrodiaspórica, em diálogo com a pergunta: a sujeita em trânsito tem raízes?

Dessa forma, desejamos abrir espaço para escuta, troca e construção conjunta de pensamento, onde as fronteiras entre teoria, arte e experiência possam se diluir.

Para o workshop, serão disponibilizados previamente, de forma digital, os textos-base para a conversa, além de um guia de leitura com perguntas-chave que servirão como orientação para a criação de caminhos entre os textos e o filme.

Inscrições: geral@centroaaa.org

Comments are closed.