BAIRRO CIRCUITO – Projeto de instalação e intervenção urbana de mapeamento sonoro

31 de Outubro – 4 de novembro

O projeto Bairro Circuito visa discutir e potencializar as relações entre as instituições de arte que compõem o Bairro C, seus usuários (estudantes, docentes, pessoal técnico, etc.) e o publico em geral, principalmente aquele composto pelos moradores da cidade. O projeto tem duas instâncias simultâneas e relacionadas, uma expositiva que decorrerá no CAAA e uma outra de intervenção urbana que tem o carácter de acontecimento relacional no espaço público, criando pontos de contato no CIAJG, no CCVF e na Garagem Avenida – local onde está instalada a Licenciatura em Artes Visuais da EAAD. Em cada um destes pontos de contato, que passo a chamar de “Lugares de Fala”, irei instalar uma central de transmissão, composta: por um pedestal, um microfone, um mini amplificador, um telemóvel com acesso à internet e uma estante de partitura onde haverá uma partitura com a seguinte frase: “fala-me do lugar de fala, conta tua experiência no Bairro C”. Estas centrais de transmissão irão permanecer nos locais por cinco dias, enviando em tempo real o áudio dos microfones para compor um mapa poético e sonoro do Bairro C no CAAA.  

Para cada um destes “Lugares de Falas” será criada uma programação diária com a participação de músicos, atores, artistas, performances, agitadores culturais e o público em geral que será convidado, pelos monitores que haverá em cada um destes lugares, a participar e se manifestar.

Para construir esta programação faremos convites oficiais à Escola de Artes Performativas, à Escola de Artes Visuais, ao Conservatório de Guimarães e outras instituições, associações, coletivos, agremiações e grupos do Bairro C. Os monitores serão contratados entre estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da EAAD/UMinho. A proposta é que os convidados e o público espontâneo respondam à partitura com uma manifestação pessoal, tocando um instrumento, recitando um poema, um rap, contando uma anedota, uma vivência, lendo um texto, com uma boa prosa ou com duas de letra.   

Trata-se de um acontecimento em três pontos crucias do espaço público demarcado pela circulação de ideias e gente no Bairro C. Serão cinco dias com programação das 10:00h às 18:00 em cada lugar de fala. Para isto iremos contar com a colaboração dos alunos da Licenciatura em Artes Visuais para trabalharem como monitores. Os monitores serão orientados a convidar o público passante a participar a deixar sua manifestação, a promover encontros do público com o trabalho a construir processos relacionais.   Esta rede de transmissões construída pelos “Lugares de Fala” visa alimentar o quarto ponto do circuito no CAAA. É lá, no espaço expositivo e sobre o mapa, que as transmissões sonoras das manifestações artísticas/afetivas se encontram. Na galeria o que encontraremos será uma instalação sonora composta por quatro projeções de vídeo um altifalante amplificado e um subwoofer. Na parede lateral da galeria haverá três projeções em grande formato de vídeos prégravados de uma hora em loop. Estes vídeos, que não tem som, mostram um recorte da paisagem dos “Lugares de Fala” antes de começar o evento, o que se vê na imagem é o microfone sozinho frente à paisagem. Na parede de fundo da galeria há uma projeção, também em grande formato, de um mapa sonoro, animado e interativo do Bairro C. Este mapa será projetado a partir de uma página na internet que será criada para o evento com base na plataforma do Google Maps. Todos os sons transmitidos serão gravados para que a peça possa ser remontada e itinerar para outros espaços expositivos e ser vista em outras regiões de Portugal. 

https://rodrigopaglieri.art/bairrocircuito/

Comments are closed.