Draper Point

Henrique Fernandes, Jorge Quintela, Alberto Lopes, João Ricardo

+

Eryck Abecassis

21 de Julho, 22h

Draper Point é uma performance/concerto que se baseia na utilização de materiais sonoros provenientes das captações dos campos electromagnéticos que orbitam vários tipos de fontes luminosas. Numa estreita ligação entre som e luz, cria-se um discurso delimitado por uma emulação artificial da síntese sonora e complementado pela relação directa com a luz que a causa.
Para além da exploração directa das fontes sonoras, a obsolescência, temporalidade e finitude das mesmas, são pontos chave no discurso artístico e composicional desta peça. Draper Point assume diferentes planos de intervenção artística, como instalação sonora e dispositivo performático.

/


Eryck Abecassis é um compositor, guitarrista elétrico e sintetista. Compõe e toca música abrangendo desde a música orquestral até a música de câmara, eletrónica, teatro, teatro de rua e cinema.

Mudou-se para Paris em 1976 para estudar Cinema e também trabalhou como fotógrafo. Em 1979, decidiu concentrar-se na música.

Começou a fazer oficinas de pesquisa instrumental no IRCAM (Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica/Música) em Paris (onde também fez um curso de Música por Computador).

Muito activo na área de trilhas sonoras de filmes, ele escreveu muitas delas para longas-metragens, como “Hava Aney Dey” e “Sunrise”, de Partho Sen Gupta, “The Stranger” e “In loco Parentis”, de Neasa Ni Chanain, além de documentários, programas de TV, ficção e publicidade (BMW, Murano…).

Eryck foi comissionado para compor música para Radio-France, Gmem, Ina-Grm, Grame e Governo Francês. Sua música já foi tocada em festivais de música internacionais como Présences, Les musiques-Marseille, Musiques en scène-Lyon, Amplitude-festival Denmark e Computer art festival – Padova, entre outros.

O seu último álbum solo, “ILUMEN” (CD), foi classificado em várias plataformas internacionais, incluindo Boomkat, Denshinote (Melhor Álbum 100 – Japão em 2015) e recebeu em 2021 um “coup de coeur” da Academia Charles Cros.

Eryck Abecassis obteve o programa “hors les murs” da Villa Médicis (Institut Français) em 2011. Vive e trabalha em Paris, França.

Em parceria com a Sonoscopia.

Entrada 5€

Comments are closed.