LEDHER BLUE

10 de Junho 22h30

Ledher Blue nasceu em Guimarães, pela mão de Zé (José Filipe Costa) e Pedro Duarte – dois amigos que lá se conheceram, na adolescência, e que aí partilharam a luta contra a mocidade. Esta amizade, temperada com alguns destilados, acelerou a passagem do tempo. Alguns anos depois, quando conheciam já de cor a paisagem noturna da sua pequena cidade, decidiram trocar a asfixia das Praças pela liberdade de uma velha garagem. A luta era agora outra e, armados com o material de que dispunham, disparavam à monotonia. Este passatempo foi-se enraizando, começando a ser levado a sério. 

Chegou o confinamento e, cerceados pelas restrições sanitárias, partiram os mealheiros para investirem em equipamento a sério. Construíram um estúdio caseiro – no anexo de casa dos pais do Zé -, com tudo o que uma boa festa requer. Para lá se mudaram. Após alguma formação autodidata em programas de edição, estavam aptos a gravar o que tinham criado até aí. 

A banda aumentou com a entrada de uma bateria virtual – sob a forma de piano -, e de um baixo emprestado. Esta nova amplitude de possibilidades serviu para completarem as suas músicas mais pesadas. Depois de lançarem algumas delas, online, surpreenderam-se com uma recepção calorosa. Isto motivou-os e, dado o resultado obtido com material e técnicas caseiras, decidiram subir mais um degrau. Gravaram um EP, livre das virtualidades com que tinham improvisado, depois de uma residência no interior de Portugal. 

Os dois elementos de Ledher Blue situam-se em pontos diametralmente opostos: quanto aos seus gostos musicais, sentido estético ou, até, forma de estar na vida. A sua música vive desta tensão que, creem, produz um resultado singular. 

ENTRADA 5€

Comments are closed.