Residência Artística – Tales Frey

Com foco na criação e concretização das obras que serão apresentadas a partir do dia 09 de janeiro de 2021 no CAAA, Tales Frey tem se dedicado a analisar criticamente os signos basilares que moldam corpos e condutas para conceber a sua mais nova exposição individual, intitulada “Entre a Tensão e o Delírio”.

Neste processo de criação, embora não haja a intenção de apresentar o desenho como linguagem, ele é o canal por onde acontece um raciocínio visual que culmina em performance interfaceada pelo vídeo, em desenho digital, em objetos e em escultura cinética e estática.

Todas as obras geradas para esta exposição são reaproveitamentos de matérias encontradas em lixos urbanos antes do período de residência artística.

 

http://ciaexcessos.com.br/tales-frey/

https://www.vervegaleria.com/talesfrey

 

Tales Frey (Catanduva-SP, 1982) é artista transdisciplinar, vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Realiza obras amparadas tanto pelas artes visuais como cênicas, situadas no cruzamento entre a performance, o vídeo, a fotografia, o objeto, o adorno/indumento e a instrução. O corpo e a performatividade são motes de especulação tanto nas suas criações práticas como nas suas pesquisas acadêmicas. Tem graduação em Artes Cênicas – Direção Teatral pela UFRJ no Brasil, mestrado em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Porto, doutorado em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra e cursa pós-doutorado em Artes pela Universidade do Minho, sendo convidado para integrar o Grupo de Investigação GIARTES como pesquisador sênior e como professor em algumas disciplinas da licenciatura em Teatro nesta última instituição.

Tem apresentado seus trabalhos em diversos eventos e instituições nacionais e internacionais, como por exemplo, SESC SP, Centro Cultural da Justiça Federal, Casa França-Brasil e Centro Municipal de Arte Helio Oiticica no Rio de Janeiro no Rio de Janeiro, Rivoli, Espaço Mira e Maus Hábitos no Porto, BienalSur em Buenos Aires, Akureyri Art Museum na Islândia, The Performance Arcadeem Wellington e Corner Window Gallery em Auckland na Nova Zelândia, Galeria Labirynt na Polônia, Defibrillator Gallery em Chicago, Galleria Moitre em Turim, Athens Museum Of Queer Arts (AMOQA) em Atenas, Galeria Zsenne em Bruxelas, Galeria Monumental em Lisboa, entre outros.

Seus trabalhos integram permanentemente acervos públicos e privados, dentre eles: Museu da Fundação Serralves, Museu Bienal de Cerveira, Pinacoteca João Nasser, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) no Brasil e MUNTREF em Buenos Aires.

 

Comments are closed.