CONCERTO

Sebastián Sarasa Molina . Saxofone

31 de Março às 21h30

Entrada 5€

Marcação obrigatória em geral@centroaaa.org

Biografia

Vencedor do 5º Concurso Internacional de execução musical de Treviso (Itália), na categoria música contemporânea, Sebastián Sarasa Molina é um saxofonista dedicado à criação e à interdisciplinaridade.

É na Colômbia, seu país natal, que Sebastián descobre o saxofone através da música tradicional e colectiva, tradição oral e improvisação. Encontrada a vocação, continua os seus estudos em França, onde vive e trabalha como professor de saxofone nos Conservatórios Pantin e Noisy-le-Sec (região de Paris).

Molina obtém um mestrado em “Improvisação e criação em música” na Universidade Paris 8 e no pólo superior de artes de Boulogne-Paris, um DNSPM de execução de saxofone e um bacharelado em musicologia no CESMD de Poitou-Charentes, bem como um primeiro prémio instrumental no CRD Aulnay-sous-Bois e um DEM de Criação – Improvisação no CRR93 nas respetivas classes de Vincent Le Quang, Gilles Tressos, Christophe Bois, Jerome Laran e Philippe Pannier. 

Trabalha em paralelo na criação de peças originais para saxofone com compositores como Diane Schuh, Thibault Darbon, Antonio Tules, Rubian Zuluaga, Kazuyuki Taguchi, Rita Kassabian, Jean Pierre Armanet e Dzovinar Mikirditsian, bem como no desenvolvimento de um instrumental flexível e linguagem improvisada incorporando os vários modos de tocar e estética do saxofone sem distinção e apenas a serviço da fala.

Este percurso singular e a constante vontade de “criar ligações” levam-no a construir projectos muito diversos e decididamente transversais: é membro do quarteto de saxofones “Mètis”, do duo de improvisação “Passerelles”, do “3ter  Trio” de música improvisada e falada e o duo de saxofones “A+B” que mistura jazz e música contemporânea. Ele também é co-organizador da “semana do saxofone” de Manizales (Colômbia) e co-fundador da companhia de teatro e música “Présences-monde”.

Comments are closed.