TREES OUTSIDE THE ACADEMY #6

Inauguração 01.06 / até 03.08

Mais uma vez voltamos a trazer o efeito do colectivo e festa para as práticas artísticas do CAAA e de Guimarães.

Partindo de realidades paralelas, nestes colectivos são indissociáveis a música, fotografia, pintura, desenho, cinema, vídeo, teatro, performance, instalação, design e crítica que coabitam no mesmo espaço e numa prática comum.

“Trees Outside the Academy” tenta de certo modo referenciar uma das estruturas históricas mais emblemáticas de práticas artísticas colectivas, criada na cidade de Nova Iorque, a Fluxhouse do Nº 80 Wooster Street, a primeira cooperativa de artistas iniciadas por George Maciunas, estrutura que funcionava como um foco atractor da vanguarda artística dos anos 60, onde estava localizada a Cinemateca de Jonas Mekas, e um espaço que albergava happenings, film screenings, dança, teatro, performances, concertos e exposições. Centenas de artistas tais como Trisha Brown, Richard Foreman, Allen Ginsberg, Philip Glass, John Lennon, Hermann Nitsch, Yoko Ono, Nam June Paik, and Andy Warhol mostraram o seu trabalho dentro ou em torno do edifício. Em 1967 George Maciunas plantou ilegalmente à porta do edifício duas árvores (Ailanthus) que se mantiveram durante 46 anos até terem sido cortadas em 2013. Estas árvores acompanharam a evolução de certas práticas artísticas experimentais e a ascenção e “queda” de uma zona industrial degradada da cidade de Nova Iorque que nasce com os artistas e que depois os expulsa convenientemente.

O CAAA encontra-se neste momento no meio de uma zona industrial, outrora degradada e abandonada, mas que historicamente poderá tender para uma situação de gentrificação e posterior expulsão conveniente dos artistas e das respectivas práticas artísticas experimentais e em ascensão na cidade de Guimarães. 

Esta edição tem como mote a demonstração que estas práticas colectivas têm na cidade e como são essenciais para o ecossistema da própria cidade.

Colectivos em exposição

#1 –  CAAA

#2 –  Bando à Parte 

#3  – Lemos and Lehmann

#4 –  Onda Amarela

#5 –  Coletivo Madroa

#6 –  Coletivo Palma

#7 –  Cia. Excessos

#8 –  Utero

#9 –  Daniel Moreira & Rita Castro Neves

#10 – Sol Pele

#11 – Coletivo Ó da Casa

#12 – Unsafe Space Garden

#13 – Area 55

#14 – Fuga Pela Escada

#15- Magma Bruta

Comments are closed.