Conversas Performáticas

post

8 de Julho, 16h

A propósito da apresentação em Outubro de Pigafetta, um espectáculo de Marcos Barbosa e David Colorado, que tem algumas características singulares, que vão mais além da duração de 24 horas consecutivas, organizamos este conjunto de conversas, que abordam várias questões que envolvem os temas fundamentais desta peça, e que servem de introdução, discussão e preparação para este acontecimento.

A primeira conversa aconteceu a 13 de Maio, com David Colorado, que desde Buenos Aires, conversou perfomaticamente com Marcos Barbosa, através do monologo Uma Viagem a Roma, numa experiência de manipulação da peça através da participação do público.

A 10 de Junho, Fadi Skieker e Marcos Barbosa, conversaram sobre uma das questões levantadas por Pigafetta, a relação com o Outro, o estranho que invade o nosso espaço, e a pertinência da ficção como forma de reacção aos acontecimentos reais e dramáticos que nos envolvem. Esta conversa faz a viagem de encontro e desencontro entre a Síria e Portugal, um dialogo de claridade e de sombras, quase quase teatro.

A 8 de Julho é a vez do encontro entre Manuel Fúria, autor da música que fez a banda sonora de Pigafetta e compôs e dirigiu a parte musical do espectáculo O Conto de Inverno, de William Shakespeare, e Marcos Barbosa, encenador dos dois espectáculos. Um encontro com o título Drama per música, onde do texto de Pigafetta (1525), passamos para o Conto de Inverno (1609), invertemos papeis, relemos o texto, e redescobrimos a música que aparece por dentro das peças. Quem interpreta o quê? A conversa acontece às 16h.

A 9 de Setembro falamos com Marta Wengorovious sobre a participação do público, e a criação de uma comunidade através da palavra. A conversa é mediada por Marcos Barbosa, e pretende dar a conhecer o trabalho desta artista, que tem vários trabalhos com um conteúdo muito próximo daquilo que acontece no espectáculo Pigafetta.

Entrada Livre

Com o apoio:

logo dgartes

Comments are closed.