Pantanal – Terra de Peão, de João Oliveira

Inauguração 23 de Março, 16h / até 11 de Maio

Quase como de uma forma documental, João Oliveira pretende, através da Fotografia, colocar-nos sobre a sua perspectiva de relação com o mundo que o rodeia e transmitir-nos as experiências adquiridas ao longo da sua “permanência”, neste caso, no Pantanal (BR).

O Pantanal, sendo uma das zonas no globo mais isoladas do mundo e inóspitas para os humanos é também onde a vida selvagem abunda. Agora, mais do que nunca, o Pantanal precisa de ser protegido. Neste espaço trespassado de cor e biodiversidade, distante de tudo, existe também uma cultura bem enraizada, na qual o “Peão”(cowboy) tem um papel fulcral.

João teve a oportunidade de sentir e respirar o Pantanal durante seis meses de pesquisa. Transformou-se num membro mais da família que o acolheu, adquirindo experiências e conhecimento que o permitiram viver como uma das pessoas de lá e trabalhar como guia. Desta vivência pessoal e, como parte integrante desta comunidade, foi-lhe permitido que captasse o íntimo das pessoas, animais e natureza.

Comments are closed.