PROMONTÓRIO, de Igor Gonçalves

Inauguração dia 11.02 às 15h / até 11.03

Igor Goncalves apresenta Promontório, uma exposição que, situando-se em linha de continuidade com o processo de pesquisa do artista, se reconfigura à luz da cartografia visual do seu momento presente. Promontório inaugura numa galeria que se situa num nível abaixo de terra, elevando-se por via da luz que convoca novas materialidades ao espaço. O movimento de ascensão é, porém, contrabalançado pela forma como o estúdio do artista desce até à galeria. Promontório é assim uma exposição marcada pela extemporaneidade que reúne de forma simultânea e difusa a experimentação própria do atelier e a mostra pertencente ao espaço expositivo.

Biografia

Igor Gonçalves é artista plástico e músico.

No domínio das artes plásticas, completou o Curso Tecnológico de Artes e Ofícios (pintura/escultura) na Escola Secundária Martins Sarmento em Guimarães e frequentou a Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente a Licenciatura em Artes/BD/Ilustração na ESAP-Guimarães. Em 2019, começou a apresentar a sua obra em exposições coletivas e individuais. Destacam-se “Facing Identity”, 2019 ; “Trees Outside Academy #3”, 2019; “Mon(s)tra” 2020; “Latejo”, 2020; “Trees Outside Academy #4” 2021 e “Ensaio” 2022. Desde 2021, Igor Gonçalves é também membro do Colectivo Madrôa, com quem expôs no âmbito do Guimarães ProjectRoom. Desde Outubro 2022, tem atelier no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura. Na música, estudou bateria com Hugo Danin, Filipe Monteiro, Francisco Lima e participou em formações pontuais com André Silva, Mário Gonçalves e Márito Marques.

As suas obras incluem a sonoplastia da curta metragem “Ontem ou ainda agora” (2021), de Eduardo Brito; e a co-autoria na criação de sonoplastias de vários projetos multidisciplinares, nomeadamente “O Vigilante Noturno”, Teatro da Didascália (2018); “Human Box”, Joana Antunes (2009) e “Fio Condutor”, Joana Antunes (2008). Participou como líder de naipe de percussão no projecto/orquestra “Operação Big Bang”, dirigida pelo maestro Tim Steiner, no âmbito da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

Igor Gonçalves está também envolvido, na qualidade de músico e compositor, nos projetos musicais Egon (2012), Utter (2012-2013/2020), Paraguaii (2014-2017), Tyroliro (2020-), Turtle Race (2020-), entre outros. Compõe constantemente a solo para vários contextos. Criou, em 2019, a Drumbox, um espaço/projeto de aprendizagem e convívio focado na bateria, situado em Guimarães. 

Desempenhou funções como Produtor no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura entre 2016 e 2021.

https://www.instagram.com/igor.as.goncalves https://www.facebook.com/igor.as.goncalves http://igorgoncalves.com  

Comments are closed.