QuemSomos

CAAA /quem somos

Ricardo Bastos Areias – Director CAAA, Arquitecto /www.naaa-arq.com

Licenciou-se em arquitectura na FAUP, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2004. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento no Master of Science in Advanced Architectural Design da GSAPP, Universidade Columbia em Nova Iorque, em 2006, na qual foi critico convidado e assistente da disciplina de projecto do curso de mestrado até 2009. Participou em diversas exposições do seu trabalho quer de projecto, quer fotográfico nomeadamente na sede da ONU – Organização das Nações Unidas em Nova Iorque e Universidade Columbia, na qual foi director do estúdio de fotografia e membro do departamento de exposições da GSAPP. Colaborou com vários estúdios de arquitectura em Portugal e Nova Iorque desde 2002 até 2009 e fundou o estúdio NAAA Arquitectos Associados em 2005 com a arquitecta Maria Luís Neiva que operavam desde Nova Iorque e Portugal. Actualmente é director do CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, em Guimarães, do qual é membro fundador e desenvolve a sua tese de Doutoramento em Arte e Design como membro investigador do I2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

ricardoareias@centroaaa.org

Maria Luís Neiva – Arquitecta /www.naaa-arq.com

Licenciou-se em Arquitectura pela ESAP, Porto em 2003. Colaborou com o Arquitecto Francisco Barata Fernandes (2002-2003, Porto) e com o Arquitecto Jorge Patrício Martins (2004-2005, Porto) com quem realizou o estágio à Ordem dos Arquitectos. Viveu em Nova Iorque onde colaborou com o Arquitecto Selim Koder (2006-2007) e com o atelier de Arquitectura 1100 Architects (2008-2009). Em 2005 fundou com o Arquitecto Ricardo Areias a NAAA – Neiva e Areias Arquitectos Associados, atelier de arquitectura, urbanismo e design de mobiliário. É Mestre em Estudos Artísticos, Museologia e Curadoria pela Faculdade de Belas Artes do Porto. É membro fundador do CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, responsável pela programação na área da Arquitectura.

marialuisneiva@centroaaa.org

Eduardo Brito – Fotógrafo /www.eduardobrito.pt

Eduardo Brito (Guimarães, 1977) é coordenador do projecto de fotografia documental Reimaginar Guimarães, inserido na área de Cinema da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Frequenta o Mestrado em Estudos Artísticos – Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde estudou História e Estética do Cinema na Faculdade de Letras. Autor da fotografia do livro Minho, Traços de Identidade (2007-2009), editado pela Universidade do Minho. Escreveu e realizou a curta-metragem Antropia (2009). Autor da série fotográfica Terras Últimas (2010), edição e exposição no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. Na Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães, que ajudou a fundar, é monitor dos cursos de fotografia a preto e branco desde 2003. Foi jornalista e fotógrafo do Jornal Universitário de Coimbra e, de 2000 a 2008, locutor da Rádio Universidade de Coimbra. Em 2010 viajou pelos EUA como bolseiro do German Marshall Fund for the United States.

eduardobrito@centroaaa.org

Joana Gama – Pianista /www.joanagama.com

Joana Gama (Braga, 1983). Começou a sua formação no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, passou pela Royal Academy of Music em Londres e, em 2005, licenciou-se em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2010 completou o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, onde prossegue estudos de Doutoramento sobre música contemporânea portuguesa. Privilegia o repertório dos séculos XX e XXI e desde 2010 tem integrado o Sond’Ar-te Electric Ensemble. Em 2008 obteve o 1º lugar na categoria de piano do Prémio Jovens Músicos. O seu gosto por projectos multidisciplinares levou-a a participar na criação e interpretação da música de Antropia, um documentário de Eduardo Brito, Benny Hall, um espectáculo com os actores Paulo Lima e Ricardo Vaz Trindade (com quem criou a companhia Esticalimógama) e Danza Ricercata, uma colaboração com a coreógrafa Tânia Carvalho, com quem irá trabalhar, em 2012, numa nova criação. Gravou diversas vezes para a Antena 2. É co-fundadora do CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

joanagama@centroaaa.org

Rodrigo Areias – Cineasta

Licenciatura em Som e Imagem, na Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa. Especialização de Imagem. (1998 – 2003) Curso de Especialização em Realização Cinematográfica na Tisch School of Arts na Universidade de Nova Iorque. Rodrigo Areias tem desenvolvido ao longo da sua carreira, trabalhos criativos na área de cinema de autor, alternando com outros trabalhos em domínios de video-arte e vídeo clips para alguns dos melhores nomes da cena rock nacional (The Legendary Tiger Man, Wray Gunn, D3o, etc.) e diversos outros projectos. Recentemente tem vindo a colaborar com artistas e produções estrangeiras, destacando-se projectos para o Ministério da Juventude e Desporto Francês e Channel 4 inglês. Terminou a sua 1.ª longa-metragem – “Tebas”.

Carlos Lobo – Fotógrafo /www.carloslobo.net

Estudos: Licenciatura em ensino de Português e Inglês, Universidade de Aveiro, 1997; Bacharelato em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, Instituto Politécnico do Porto, 2004; Mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmiths University, Londres, 2005; Programa de Fotografia «Programa Criatividade e Criação Artística», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2006. Frequenta o programa de doutoramento na Universidade Católica do Porto. As mais recentes exposições individuais incluem: Far Far East, Galeria MCO Arte Contemporânea, Porto (2010) The sonic booms, Galeria MCO, Porto (April, 2008) Unknown Landscapes, KGaleria, Lisboa (Novembro, 2007), Unknown Landscapes, Galeria MCO, Porto (Outubro, 2007), Imaginary Film Sets, Solar Galeria Cinemática, Vila do Conde (26 de Maio, 2007). Vencedor do prémio BES Revelação em 2005. Nomeado para para o prémio BES Photo 2011. Os seus trabalhos estão representados nas seguintes colecções: Fundação PLMJ; Colecção BES Art ; Instituto Politécnico do Porto; Fundação Calouste Gulbenkian; Colecção Nacional de Fotografia em depósito no Centro Português de Fotografia; Fundação Ilídio Pinho; Colecção AIP. Editou em 2008 a sua primeira monografia Unknown Landscapes pela editora Chromma da qual foi o fundador e editor até 2010. Lançou em 2011 a monografia Far Far East: a bridge pela editora LEBOP, da qual é o fundador e editor. Em 2012 está previsto o lançamento da monografia The Sonic Booms, também a editar pela LEBOP.

Maria Margarida – Designer /www.margaridaalmeida.net

Maria Margarida nasceu no Porto, em 1982. Vive em Londres e é designer no estudio Warm&Fuzzy. Licenciada em Tecnologias de Comunicação Multimédia pelo Instituto Superior da Maia, com especialização em Marketing e Computação Gráfica e Master em Graphic Branding and Identity pelo London College of Communication – University of the Arts London, tendo frequentado diversos workshops nesta faculdade: book binding, letterpress, screen printing. Como designer freelance desenvolveu trabalhos na área da identidade visual para empresas dos mais diversos ramos – restauração, entretenimento, moda, construção. Fez identity, web e print design. Foi junior designer para a empresa Combustion Interactive enquanto estudante de master em Londres. Fundou a parceria Designideias, sediada no Porto e activa entre 2005 e 2006. Publicou “Love Series”, booklet com ilustrações da série de posteres com o mesmo nome. Trabalhou para a RTP Rádio e Televisão de Portugal entre 2006 e 2009 como operadora de videotape e slow motion.

design@centroaaa.org

Luís Ribeiro – Artista Plástico /www.laboratoriodasartes.net

João Carvalho – Designer

João Manuel Guimarães de Carvalho nasceu em Guimarães em 1978. É licenciado em Design de Comunicação da Escola Superior de Arte e Design em Matosinhos. A sua formação inclui, também, a realização do curso técnico profissional de Artes Gráficas da Escola Profissional de Ofícios Artísticos de Vila Nova de Cerveira e a frequência do curso de Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar. Trabalha como designer na Errelabels.

Gustavo Cunha Ribeiro – Advogado /www.clt.pt

Consultores associados: Yehuda E. Safran