De Natureza (A)Diversa, de Analice Campos

Pintura#28, 2016, óleo, carvão e tinta sintética sobre tela, 46 x 55 cm

Inauguração 25 Fevereiro, 16h / até 22 de Abril
O projeto De Natureza (A)Diversa equaciona o lugar da paisagem, um dos antigos géneros da história da pintura, no contexto da produção artística contemporânea, nomeadamente no âmbito da pintura e do desenho. A recorrência à história da pintura, por intermédio da paisagem, não propriamente como reativação de um género ou como um posicionamento revivalista, serve apenas como ponto de partida para uma estratégia que pretende explorar as possibilidades de criação de imagens como simulacros da pintura tradicional de paisagem. Desenvolvem-se, assim, pinturas/desenhos com um caráter fragmentado e sem continuidade interna, que têm como referente imagens memorizadas e são o resultado de uma construção em que há uma clara consciência da potencialidade das ações/gestos, e do imprevisto, na construção/desconstrução da imagem de paisagem.

Analice Campos (Rio de Janeiro, 1973)

Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Desenho pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho e 1º ano do Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Leciona Pintura, Desenho e Artes Plástica no seu atelier em Matosinhos desde 2008 e, paralelamente, tem desenvolvido o seu projeto artístico «Paisagens Forjada», nomeadamente nas áreas do desenho e da pintura. O desenvolvimento deste projeto exige uma investigação que se processa, por um lado, num plano teórico, que passa pelo estudo sobre a evolução do conceito de paisagem e da produção pictórica correspondente e, ainda, sobre a relação entre a produção contemporânea, ligada a este tema, e o entendimento e sentimento atual acerca daquele conceito, e, por outro lado, num plano que poder-se-ia designar como técnico, na medida em que também é objeto de estudo a associação dos diversos meios da pintura e do desenho entre si, a interação entre materiais considerados tradicionais e os de produção mais recente e a subversão dos modos de fazer.

Possui obras em coleções, como o Fundo Viana de Lima e a AMI, assim como obras em publicações, como «Ver, Fazer, Pensar, Editar – Projeto Atlas: gabinete de Gravura e Desenho da FBAUP.

Em 2016 foi-lhe atribuído o Prémio de Mérito Viana de Lima, O Prémio de Mérito da FBAUP e o Prémio Aquisição Penha d’Águia.

Comments are closed.