CAAA /programa de residências artísticas

O CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão apoiar e estimular a criação artística e a aplicação de novos métodos de produção, promovendo a interacção entre as mais diversas áreas de manifestação artística – artes visuais, design, cinema, literatura, multimédia e artes do espectáculo – e arquitectura com a intenção de gerar a discussão e colaboração entre as diversas plataformas artísticas e tecnológicas, tanto através da partilha de um espaço físico como no envolvimento na programação cultural.

O Programa de Residências Artísticas dá a oportunidade a artistas/performers/arquitectos/curadores emergentes a proporem e comissariarem um projecto relacionado com a filosofia do CAAA – a colaboração entre diferentes plataformas artísticas com vista a criar novas oportunidades e confrontações interdisciplinares.
O trabalho/pesquisa desenvolvido deverá ter uma apresentação pública em forma de exposição, espectáculo, concerto, conferência, evento, etc.
O CAAA garante assistência e apoio à realização e produção do projecto seleccionado.

Elegibilidade:

Todos os artistas, performers, arquitectos e curadores nacionais e internacionais.
Deverá ser entregue uma proposta de um projecto inédito ou de um projecto em curso.

Duração:

1-3 meses

Suportado pelo residente:

Mensalidade do estúdio de trabalho/dormir: €400,00

Suportado pelo CAAA:

Electricidade
Água
Internet
Limpeza semanal
Galeria #3 (70m2) por 1 mês / Blackbox até 4 apresentações

Informação sobre o Estúdio:

Estúdio de trabalho/dormir (22m2) com wc privado e kitchenette equipada.

Instalações:

4 galerias de arte; blackbox para teatro, dança, cinema e apresentações; sala de ensaios; 2 estúdios para artista em residência; biblioteca de arte e arquitectura; estúdio de produção audio-visual; laboratório de arte e arquitectura.

Requisitos:

Cada concorrente deverá enviar para geral@centroaaa.org os seguintes documentos num só ficheiro PDF com um máximo de 5MB:
1. Projecto da proposta artística/curatorial (1,000 a 1,500 palavras, com 3-10 imagens) que inclua uma descrição do projecto e respectiva calendarização;
2. Um CV actualizado, com detalhes sobre a sua formação académica, pesquisas, experiência profissional e outras informações que considere importantes;
3. Uma selecção representativa de projectos já realizados que transmitam a sua abordagem distinta;
4. Pelo menos uma carta de recomendação de um académico ou profissional familiar com o seu trabalho.

Processo de selecção:

O CAAA irá avaliar o projecto de acordo com os seguintes critérios: originalidade da proposta artística/curatorial, relevância para o pensamento e prática colaborativa, experiência e trajectória do candidato, viabilidade e pertinência em relação às práticas artísticas e curatorias do CAAA.