Que Silêncio? Recital de piano por Joana Gama

18 de Maio, 19h

Recital de piano, por Joana Gama
Conversa com Fernando José Pereira e Joana Gama

Neste concerto, a pianista Joana Gama apresenta obras de Morton Feldman, John Cage e Erik Satie. Obras muito distintas que exploram a reverberação do espaço de uma forma muito peculiar.
A obras Ogives de Erik Satie é do final do século XIX. É inspirada nas ogivas que Erik Satie gostava de apreciar na Catedral de Notre Dame em Paris. É uma obras que explora os contraste entre sonoridades muito fortes e muito piano, texturas densas e suaves. John Cage foi um grande admirador de Satie, foi um acérrimo defensor e difusor da sua música. A sua obra 4’33”, a peça composta por silêncio, convida à contemplação do som e do próprio espaço. Por último, a monumental obra “Palais de Mari” de Morton Feldman, um compositor em cuja a monumentalidade se verifica no impacto que a obra tem no público – não pela velocidade ou volume sonoro, mas pela delicadeza e subtileza de cada gesto musical. Nesta obra há muito espaço entre as notas, ouvem-se ressonâncias e reflecte-se em cada som.
John Cage dizia: não se trata de saber se Satie é importante: ele é indispensável. Tanto Cage como Feldman admiravam a música e o cariz visionário de Satie. Esta é uma oportunidade de colocar as obras destes três compositores em contacto.

Comments are closed.