Ciclo Biblioteca | My Pages Your Pages, de Priscilla Davanzo

IMG_8071

Inauguração e performance 28 Fevereiro, 16h / até 25 de Março

My Pages Your Pages, conjunto de trabalhos a serem apresentados em forma de instalação inspirados na pesquisa vivenciada pela artista na biblioteca Yehuda Safran no CAAA.

“introdução

imagine uma biblioteca como corpo, como uma pessoa. ela tem sua personalidade e seus trejeitos; suas coisas adoráveis e detestáveis. às vezes é preciso estar com ela, às vezes não. às vezes até se sente saudades. a sua solitária introspeção é um mistério. sempre. e esse mistério desafia que se o desvende. a artista se propõe a conquistar, encontrar, conhecer e se aproximar desse corpo, desse ser que apesar de não estar biologicamente vivo, pulsa vida por todos os lados. uma mistura de trabalho de campo e de contato social é utilizada para gerar a metodologia de abordagem. essa metodologia já vem sido utilizada nos últimos anos pela artista para se aproximar de cidades, rios, populações, edifícios e locais públicos. e agora a biblioteca yehuda safran está na sua meta. a biblioteca, residente no caaa – centro para estudos da arte e da arquitectura em guimarães, portugal, é fruto da coleção particular do filósofo e professor, aficionado por arquitectura, literatura, história e artes no geral. a coleção é um foco particular que demonstra as ideologias e experimentações que perpassaram a vida de yehuda safran.

descritivo

a instalação consiste de um conjunto de trabalhos artísticos que juntos criam um trabalho único, mas que podem ser apresentadas separadamente caso, ao tomarem vida própria, seja necessário. a instalação se apresenta como um álbum de fotografias de memórias conjuntas entre a artista e a coleção da biblioteca, perpassando em alguns momentos particularidades específicas do homenageado, yehuda safran, que em nenhum momento a artista chegou a encontrar ou comunicar, apesar de ainda estar vivo. cada setor, tem um foco particular, no entanto todos perpassam o conceito de afinidade entre a vida pessoal da artista e a suposta vida de yehuda safran, deduzida a partir da observação e decupagem da biblioteca pela artista. nesse padrão das afinidades, a artista parte de livros que ela tem em sua biblioteca – de alguma forma “perdida” no além mar – e que também estão presentes na coleção de yehuda safran.”

Cada Janela É Uma Paisagem Diferente, uma performance interactiva de Priscilla Davanzo

“A artista coloca na mostra a performance interativa que ja vem a desenvolver há algum tempo e dialoga com uma característica que ela própria tem com yehuda safran e, porque não?, sua biblioteca: a questão da diáspora, do estrangeirismo, da migração.”

apresentação dia 28 de fevereiro, das 16 as 20h.

Comments are closed.