Louro e Bambu – segundo acto, figuração do exótico

postMomento2Louro e Bambu – segundo momento, figuração do exótico
21.11–5.12.2015

Louro e Bambu – segundo momento, figuração do exótico, inaugura no próximo dia 21 de novembro às 16h. Surge em consequência do trabalho artístico e curatorial, desenvolvido por Candice Lin e Valdívia Tolentino em “It was only a moment for you”, uma complexa teia de referências que traçam a noção de verticalidade e de horizontalidade, a partir de fontes de pesquisa tão díspares quanto o filme Sans Soleil (1983) de Chris Marker, a Poética da Relação de Edouard Glissant, ou os livros Guerilla Metaphysics e Weird Realism do filósofo Graham Harman – patente no CAAA de 24 de Outubro a 5 de Dezembro de 2015.

Assim, o segundo momento do projecto materializa-se no convite às intervenções dos artistas Dário Cannatà, Inês Castanheira, Isabel Carvalho, Jonathan Uliel Saldanha, S V Ä R, e Candice Lin, que figuram diferentes exóticos. Não se tratando de uma reinterpretação literal à temática de verticalidade, nem de uma tentativa de contextualização da obra de Lin, Louro e Bambu – segundo momento, figuração do exótico, é um espaço discursivo aberto à prática e investigação desenvolvida pelos autores. Luís Albuquerque Pinho e Luís Pinto Nunes, co-comissários da exposição, seleccionam obras de diferentes tipologias – áudio, instalação, escultura e vídeo – com o intuito de propiciar uma  experiência trans-sensorial, que pretende subverter a ideia de exótico e do léxico subjectivo associado.

No Interlúdio serão projectados dois filmes complementares ao projecto artístico de Lin, seleccionados pela autora e pelos comissários, respectivamente: Les maîtres fous (1955, 36′) de Jean Rouch, e ainda Sans soleil (1983, 100′) de Chris Marker, exibido em projecção permanente durante a inauguração.

Será lançado a publicação de autor, intitulada “It was only a moment for you” – research and dialogue, dedicada à pesquisa de Lin para a exposição. A publicação, com uma edição de 50 exemplares numerados, foi desenvolvida em colaboração com a designer Márcia Novais e os comissários da exposição.

Com o apoio:

logotipo DGA copy

Comments are closed.