Luís Canário Rocha – O Peso por trás dos Olhos

postInauguração dia 2 de Maio, 16h / Até 14 Junho

“Quando me pesa por trás dos olhos, em vez de os fechar eu forço-os a ver mais longe. E dói.”
O artista propõe-se explorar a “problemática do Normal”. Não existe consciência do problema regular, pois se existe regularmente, se existe muito, se sempre existiu, é normal e não faz mal. É normal pensar mais no Eu do que no outro.
A domesticação do olhar face ao problema do outro, o sentimento de indiferença, está presente em nós de tal forma que é tido como normal.
Como indivíduo integrado na sociedade e agente cultural, o artista é parte do problema.
O Peso por trás do Olhos actua como forma de inverter e reeducar o seu olhar e a sua relação com o outro.

Luís Canário vive e trabalha em Guimarães.
Utiliza como meio de expressão principal a pintura, alargando porém o seu leque de opções para outros meios tais como o desenho, a escultura e a fotografia.
A sua preferência pela reutilização de materiais como cartão, madeiras e lonas para suporte, representam a sua preocupação acrescida pela reciclagem destas matérias, aproveitando as suas características mais rudimentares como parte integrante do seu trabalho.
Na sua prática artística expõe o contexto social em que está inserido e reflecte a sua preocupação sobre questões de cariz sociocultural que constantemente se vê confrontado.
Todo o trabalho representa o seu modo de experienciar e confrontar com a realidade, traduzindo-se assim num exercício constante de reflexão interior sobre o seu modo de estar e actuar perante a sociedade e o mundo.

Comments are closed.