DARR TAH LEI: Glacial Burns

Post

Inauguração dia 3 de Maio /Até 8 de Junho

A exposição Glacial Burns reúne uma parte de três projetos em curso, que observam a relação entre aspetos aparentemente contraditórios em geologia, que na sua interdependência operam na criação volumétrica da Terra, revelando características ocultas opostas mas semelhantes, na morfologia e na textura.
As peças em exposição, escultura, fotografia e vídeo propõem várias perspetivas de observação dos fenómenos geológicos, tais como, a coexistência dual dos elementos água (gelo) e fogo na recriação de uma perceção pós-dual da realidade, a exaltação galvanizante das erupções sub-glaciares na formação de volumes do terreno e a demonstração evidente de afinidade e analogia entre paisagem recém-formada e paisagem pós-apocalíptica, através de uma absorvente contemplação audiovisual.
Darr Tah Lei intensifica o olhar sobre o telúrico com o objetivo de revelar a expressividade da Terra nas suas manifestações orgânicas, em constante transformação.

Darr Tah Lei é uma artista telúrica que através de pesquisas em geologia procura fundamentar esteticamente a teoria das supercordas, as teorias pós-dualistas e o trans-humanismo. Dada a ambiguidade destas zonas de observação, encontra-se com frequência absorvida nos abismos da abstração, forçando-se a criar lógicas formais entre caos e ordem e a trabalhar com matérias rudes e concretos. Reapropria e transforma o potencial de caracter escultórico dos recursos naturais, elementares e semi-elementares, deslocando a rudeza e a brutalidade geológica para os espaços de exposição, através da instalação, da imagem em movimento e da fotografia, da escultura e arte-sonora. Trabalha essencialmente na Islândia, zona de potencial geológico em efervescência que facilita a sua pesquisa artística e impulsiona à produção de volumetrias.
A artista expôs na Islândia, na Alemanha e em Portugal, tendo os seus filmes sido exibidos em prestigiados festivais tais como o Festival International du Court Métrage, Clermont-Ferrand em France, In-Sonora em Madrid e FILE – Electronic Language International Festival, Sao Paulo, Brazil.

Comments are closed.