No need to figure out any nice explanation for what i am doing, de Daniel Castanheira | 7 a 29 de Setembro

DanielCastanheira“No need to figure out any nice explanation for what i am doing.” reúne uma selecção de obras do artista Daniel Castanheira, realizadas entre o ano de 2009 e o ano de 2012.
 Este título enorme, quase por isso inapropriado, exprime a rejeição de qualquer matéria transcendente, inerente ao significado das obras apresentadas ou obra do artista em geral. É no fundo o que é e não procura ser embelezado ou razão especial para existir, apresentando-se num discurso simples e directo, tendo sempre como intenção e sentido a democratização da arte.
Neste repertório plástico são servidas reflexões com objectivo crítico, tematizando questões sociais e políticas quase de forma paródica, recorrendo a símbolos ambíguos do mundo moderno, temperados com uma dose elevada de humor e ironia.
 Muito influenciado pela banda desenhada, a publicidade e o cinema, materializa em códigos simples uma visão sobre a cultura de massas e a actual sociedade de consumo, que transformou o homem num ser impessoal, materialista, vulgar e vazio, produzido em massa para o consumo e escravo de si próprio.

Daniel Castanheira nasceu em 1975 no sul de África, mais concretamente em Moçambique e cresceu num ambiente barroco Português em choque com a cultura underground.
Não procura uma explicação fantástica para o que faz.
O seu estilo foi educado pelo punk e revistas para adultos.
A sua principal referência artística é não dar muita importância a isso.

NOTA DO ARTISTA: Por respeito à tradição e à língua portuguesa este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

7 de setembro às 17h – Inauguração
A exposição pode ser visitada todos os dias, das 14.30 às 19h00.

Comments are closed.