CONTRA-CAMPOS de Tiago Afonso e Jorge Quintela /12 dez 21h30

CONTRA-CAMPOS e os desafios de uma parceria de realização cinematográfica
Tomando como rumo incerto o mote do Ciclo “Improvisações/Colaborações”, dois cineastas envolvem-se numa parceria de realização, obrigando-se a descobrir e acompanhar os momentos de experimentação e construção desse mesmo ciclo sem recorrer a dispositivos de registo pré-formatados.
Nem exaustivo, nem exterior à aventura dos artistas filmados, CONTRA-CAMPOS pretende não apenas perspectivar modos de fraternidade e liberdade que advêm da abertura à co-criação, como também reflectir, através da busca de pontos de vista dialogantes – em contra campo – acerca de um “género” pouco teorizado na história das imagens em movimentos: o registo de processo de pesquisa artística e da sua apresentação enquanto objectos espectaculares.
Os cineastas tentaram ocupar o lugar improvável e utópico de espectadores (altamente) participantes. Este é o rasto de uma experiência que também os transformou. Porém, ao contrário dos produtos puramente performativos, um filme é um objecto montado e como tal, tenta abraçar e abarcar a atitude interrogante, o questionamento interno de si através de si…

Comments are closed.