Vídeo Gang, colectivo “Uzi Filmes” /21 junho 21h30

Nesta sessão do VideoGang irá ser apresentada uma retrospectiva de vídeos e curtas de um dos mais activos e criativos colectivos nacionais dos últimos anos do cinema independente. A Uzi Filmes foi uma marca ímpar nos videoclipes que assinaram com a sua marca de produção, e de estética. As curtas que produziram e continuam a produzir abriram também uma curiosidade sobre os seus autores.
Após a exibição dos vídeos e curtas realizadas, permitir-se-á uma conversa informal sobre as suas experiências singulares de produção, e sobre os desafios de quem se inicia na aventura de filmar em Portugal, qualquer que sejam os formatos audiovisuais adoptados.

“A Uzi Filmes foi um grupo de jovens realizadores, saídos da Escola Superior de Teatro e Cinema, que, não contentes com a pouca oferta de condições para filmar o que queriam, decidiram juntar-se para propor um forma nova de fazer as coisas. Oficializou-se como associação juvenil e durante algum tempo cunhou vários videoclipes e curtas-metragens do panorama nacional, criando uma espécie de carimbo próprio desta filosofia de trabalho em grupo. Hoje em dia a Uzi Filmes deixou de existir sob esse mesmo nome mas o mesmo núcleo que antes assinava o que da Uzi se ouvia falar, continua hoje a carimbar novas curtas, videoclipes e até mesmo longas low budget ou no-budget-at-all.”
Manuel Pureza, Vasco Viana, António Gonçalves, Ricardo Oliveira.

35min
entrada livre

Comments are closed.