OLHAR

VOLTAR A

OLHAR

Ciclo expositivo de ilustração

Abertura a 17 de Abril | até 29 de Maio

 

OLHAR VOLTAR A OLHAR procura estabelecer uma relação entre as Sétima e Nona Artes, abrangendo ambos os públicos e enquadra-se na conhecida e natural contaminação entre estas duas artes.

4 autores de ilustração e banda desenhada selecionaram 4 filmes que os influenciaram e deixaram memória no seu imaginário artístico. A partir do filme cada autor produziu 32 pranchas a preto e branco, que deram origem à publicação de livros de bolso, editados pela Associação AO NORTE.

 

Exposição #1

FEIOS, PORCOS E MAUS, de Ana Biscaia, baseada no filme homónimo de Ettore Scola (ITA, 1976, 111′)

Ana Biscaia – autora

Ana Biscaia nasceu em 1978. Designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, Negrume (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luís de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro A Cadeira que Queria Ser Sofá, de Clovis Levi.

O seu trabalho para O Carnaval dos Animais, de Rui Caeiro, foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Com João Pedro Mésseder, editou, em 2014, o livro Que Luz Estarias a Ler? e, em 2015, Poemas do Conta-Gotas. Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.

 

Exposição #2

AO CORAÇÃO DAS TREVAS, de André Coelho, inspirada no filme APOCALYPSE NOW, de Francis Ford Coppola (EUA, 1979, 147′)

André Coelho – autor

[n.1984, Vila Nova de Gaia] tem vindo a desenvolver o seu trabalho como ilustrador no âmbito do Rock, Punk, Metal e música experimental, criando capas de discos, merchandising e cartazes.

Paralelamente faz edições de pouco ou nenhum sucesso através da Latrina do Chifrudo, editora que mantém com Sara Gomes, na qual edita fanzines e discos. Tem vindo a trabalhar regularmente com a Witchcraft Hardware e com a Malignant Records. É membro ativo da banda industrial (a sério!) Sektor 304 e das lesmas do Doom Profan.

Têm participado nas várias antologias da Chili Com Carne com desenho, BD e textos e estreou-se a solo com o livro Terminal Tower. Em 2015 ganhou o concurso “Toma lá 500 paus e faz uma BD!” com o romance gráfico Acedia.

 

 

Apoios: Município de Guimarães e Associação AO NORTE

 

 

Comments are closed.