PEQUENO MUNDO

PEQUENO  MUNDO 

16.12.2020 | 19h30

Peça para 2 violoncelos, 1 narrador, 1 bailarina, manipulação sonora, electrónica, vídeo arte

Numa conversa entre uma investigadora e um músico permutam-se interesses, curiosidades e fascínios: onde é que estes dois mundos, aparentemente tão distantes – Ciência e Arte – se cruzam?
E quase sempre é assim: do nada, ou do tudo que nos preenche e rodeia, vislumbram-se vultos no pensamento. E da improbabilidade surge a possibilidade.
Um grupo de criativos, que cruzam diversas linguagens artísticas, em parceria  com o  Centro de Biologia Molecular e Ambiental do Instituto de Ciência e Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, propõe pegar em objetos de estudo da área da Biologia e usá-los como ponto de partida para a criação artística.
Fungos, invertebrados, folhas em decomposição, água, temperatura, dor, rede alimentar: determinados os elementos de investigação, estes objetos de estudo da ciência, tornar-se-ão elementos de expressão artística, observados sob uma nova perspectiva – o olhar do artista. A partilha de conhecimento, a intercepção de pensamentos, a exploração de diferentes perspectivas em relação ao mesmo elemento provocam um novo conhecimento, uma nova compreensão.
Uma peça musical gráfica, na sua concepção, PEQUENO MUNDO remete-nos para a submersão no micro universo que sustenta o nosso mundo mais tangível.
Num mundo ofuscado pela ostentação, em todas as suas formas, vivemos muitas vezes distraídos e alheios à beleza das pequenas coisas que nos sustentam enquanto seres humanos.
PEQUENO MUNDO é uma tomada de consciência da coexistência, correlação e interdependência entre o micro e o macro.

EQUIPA:

Isabel Rodrigues Fernandes | investigação; consultoria científica

Samuel Martins Coelho | concepção artística; música; manipulação sonora

Nuno Preto | dramaturgia; interpretação

Carina Albuquerque | violoncelo

António Oliveira | violoncelo

Ricardino Lomba | electrónica; manipulação de vídeo em tempo real

Pedro Teixeira | vídeo; fotografia

Comments are closed.